IMG_5130

… um pintor

A Panela sem (de)pressão recebe a 11ª Edição do Convidei para Jantar, iniciativa criada pela Anasbageri,  e que teve como última anfitriã a Cristina do Come Chocolates, Pequena.

Voltamos às pessoas: os convidados serão pintores. O pintor que mais admiram, cujas obras vos impressionam ou comovem. Aqueles que gostariam de ter numa parede lá de casa, ou que vos prendem o olhar numa visita ao Museu. Convidem para jantar o artista perpetuado pelas suas pinturas.

Para participarem neste desafio deverão fazer de acordo com as seguintes regras:

* Convidar para jantar um pintor

* Todos podem participar, mesmo que seja a primeira vez ou não tenham blog de culinária

* Quem  não tiver blog de culinária poderá deixar a sua participação no meu endereço de email guidasis@yahoo.com, com a receita e uma fotografia associada

* O vosso  post deve referir o link deste blog  e o link da Anasbageri

* As participações devem ser feitas até dia 16 de abril

* Alguma dúvida pode ser colocada na caixa de comentários ou enviada para o meu email

 

Eu convidei Meléndez, um dos pintores mais emblemáticos do género natureza-morta, um dos géneros que aprecio e que está próximo da temática da alimentação e gastronomia.

Luis Eugenio Meléndez viveu no século XVIII, filho de pintor, morreu novo sem um reconhecimento significativo da sua obra. Contudo, atualmente é aclamado em toda a Espanha como o mais importante pintor deste género.

E para começarmos a conversa, preparei-lhe a minha natureza-morta com um pão rústico, semelhante a outro que tenho replicado com diferentes variações.

Pão integral de duas farinhas

Inspirado no Pão de cidra do Kitchen Diaries II – Nigel Slater

250 g de farinha integral centeio

250 g de farinha integral trigo

1 colher de chá de sal marinho

150 ml de leite

uma colher de chá de mel

20g de fermento fresco

200 ml de cerveja

Aqueça uma grande tigela. Pese as farinhas para a tigela, em seguida misture o sal. Aqueça o leite numa caçarola pequena. Não deve estar mais quente do que o seu dedo mínimo possa suportar. Misture o mel, até que se dissolva. Mexa o fermento com uma colher de chá numa tigela pequena, lentamente, derramando o leite morno e o mel. Quando estiver suave  derrame sobre as farinhas  com a cerveja e misture bem. Amasso com as minhas mãos, embora neste ponto a mistura possa ser pegajosa. Em alternativa pode usar uma colher de pau. Quando a massa já formou uma bola, ponha-a sobre uma superfície levemente polvilhada com farinha. Amasse delicadamente por um minuto com firmeza. Coloque a massa sovada na taça. Cubra com um pano limpo, de preferência quente e deixe num  local sem correntes de ar por uma hora. Próximo de um radiador de calor.

Retire a massa e amasse levemente durante um minuto. Volte a colocá-la na tigela, cubra e coloque no quente por mais 25-30 minutos, até que a massa tenha subido mais uma vez.

Ligue o forno a 240 º.  Coloque uma taça com água no forno para a humidade ajudar a formar uma crosta no pão. Sove a massa, mais uma vez, desta vez formando uma bola, e em seguida coloque-a numa assadeira ou tabuleiro enfarinhada, polvilhando generosamente com farinha. Cubra com um pano e mantenha aquecido por mais 15-20 minutos.

Coloque a massa no forno e asse durante 25 minutos. Deixe arrefecer sobre uma grelha.

In english

Luis Eugenio Melendez-473379

Foto tirada daqui.

… a painter

My blog opens the doors to the 11th edition of the Invited to dinner, an initiative created by Anasbageri, which has been previously at Cristina’s blog.

We returned to people: the guests are painters. The painter who you most admire, whose work impresses or touches you the most. Those who you’d like to have in a wall at home, or that capture your attention in a visit to the Museum. Invite to dinner an immortal artist which has been perpetuated by his/her paintings.

To participate in this challenge please proceed according to the following rules:

* Invite to dinner a painter

* Everyone can participate, even if this is your first time or you don’t have a food related blog

* Those who don’t have a food blog may send a participation to my email address guidasis@yahoo.com with the recipe and a photo

* Your post must refer the link on this blog and also link Anasbageri’s one

* Entries must be made by April 16th

* Any doubts can be left in the comments box or sent to my email address

 

I invited Meléndez, one of the most iconic painters of still life paintings, one of the genres I enjoy most and that is close to the issue of food and gastronomy.

Luis Eugenio Meléndez lived in the eighteenth century, being the son of a painter and died young without a significant recognition of his work. However, today he is acclaimed throughout Spain as the most important painter of this genre.

And to start the conversation, I made him a still life with a rustic bread, similar to others that have replicated with different variations in the past.

Two flours bread

The kitchen diaries II – Nigel Slater

250 g rye  flour

250 g wheat flour

a lightly heaped teaspoon sea salt

150 ml  milk

a teaspoon honey

25 g fresh yeast

230 ml beer

Warm a large, wide mixing bowl. Weigh the flours into the bowl then stir in the salt. Warm the milk in a small saucepan. It should be no hotter than your little finger can stand. Stir in the honey untill it dissolves. Cream the yeast with a teaspoon in a small bowl, slowly pouring in the warm milk and honey. When it is smooth and latte pour it on the flours together with the beer and mix thoroughly. I use my hands,  though the mixture can be sticky at this point, but a wooden spoon will work too. When the dough has formed a rough ball, tip it out on to a lightly oiled or floured surface. Knead gently for one minute. Lightly flour the bowl you mixed the dough in and place the kneaded dough in it. Cover with a clean, preferably warm cloth and leave in a warm, draught-free place for an hour. Close proximity to a radiator.

Remove the dough, scraping off any that has stuck to the bowl, and knead lightly for one minute. Return to the bowl, cover and replace in the warm for twenty-five to thirty minutes, until the dough has risen once again.

Set the oven at 240º. Place a bowl of water in the oven for help form a crust on the bread. Knead the dough once more, this time forming it into a ball, then place it on a floured baking sheet and dust it generously with flour. Cover with a cloth and keep warm for a further fifteen to twenty minutes.

Put the dough in the oven and bake for twenty-five minutes. Cool on a wire rack.