Cartaz livro Gastronomia net

Finalmente será apresentado à comunidade o livro «A Nossa Mesa: receituário gastronómico da Figueira da Foz».

Como escrevi na introdução do mesmo: «Reunidas estão as receitas que se julga serem as mais fiéis à tradição do concelho. Receitas que passaram de boca em boca; receitas que ficaram registadas em cadernos de mercearia ou em diários mais elegantes em casas de família; receitas que foram cristalizadas em edições municipais a partir da segunda metade do século passado; referências que chegam de escritos bem mais antigos e que lembram as tradições das casas figueirenses e, finalmente, as receitas que hoje é possível ouvir das pessoas mais velhas. Ou de outras mais novas que aprenderam com mães e avós, que teimam em não deixar cair no esquecimento as afamadas papas de moado, ou as caldeiradas de enguias, ou a chora dos homens da faina maior».

E acrescento, «em jeito de recomendação, deixa-se uma nota ao leitor: a presente compilação de receitas não tem a pretensão de se transformar no derradeiro compêndio da cozinha tradicional figueirense. Vozes se levantarão lembrando as omissões, outras questionarão a autenticidade de outras. Na verdade, ao reunir-se este grupo de receitas correu-se esse risco. Aceita-se, de antemão, que existem lacunas; conclui-se que o vocábulo tradicional tem diferentes leituras em contextos variados; a mesa rica reflete uma comensalidade muito própria da sociedade mais abastada deste concelho, mas nem por isso deixa de ser paradigma do que é uma cozinha local, porque moldada pelos produtos endógenos ou do quotidiano; da mesma forma não estão aprofundados contextos de mar ou campo que, embora enriquecedores, não constituem o objetivo primordial deste texto. É, pois, com a convicção que se procurou abarcar várias frentes, sem, no entanto, encerrar em definitivo o que a gastronomia figueirense oferece, que se deixa espaço para novas linhas e outros acrescentos».

A particularidade de estar na blogosfera permitiu-me, ainda, incluir um capítulo com contributos vários. «No capítulo Velhos Produtos, novas receitas, os ingredientes são os mesmos de outros tempos mas vestem-se agora de outra forma. As receitas sugeridas resultam de uma generosa colaboração da comunidade virtual. Partindo dos foodblogers, que tanto têm contribuído para despertar o gosto e a curiosidade pela culinária e gastronomia junto do público em geral ou, mais especificamente, por aqueles que vêm na mesa um lugar central nas suas vivências, apelou-se à criação ou recriação de receitas que destacassem esses ingredientes. Eis que surge um conjunto de atrativas sugestões que respeitam a identidade do produto procurando, no entanto, corresponder à cozinha dos nossos dias.

Essas foodblogers têm nome: a Ana Dalhemberg (Anasbagari), a Ana Cabete (Frasco de Memórias), a Ana Pereira (A Festa de Babette), a Ilídia Bettencourt (Acre e Doce), a Inês Mendes (Ananás e Hortelã), a Mar Queirós (Coisas d’Mar), a Naida Folgado (Frango do Campo), a Patrícia Almeida (Food with a Meaning), a Sandra Santos (Marmita), a Sofia Paixão (Gluten Free com Paixão), a Suzana Parreira (Gourmets Amadores) e a Teresa Rebelo (Lume Brando). A elas a minha gratidão pela preciosa colaboração.

Para mais informações sobre a publicação e o evento, podem ver aqui e aqui