Flaugnard ou Flognard é uma sobremesa tradicional francesa original de Limousin. É uma variante do Clafoutis. A principal diferença é que o Clafoutis é feito com cerejas negras e a Flaugnard pode usar outras frutas.O nome deriva das palavras do dialeto occitano fleunhe e flaunhard, que significam “macio” e “aveludado“.

Pode ser feita como uma torta ou em potes de metal, cerâmica ou porcelana. Eu optei por fazer doses individuais em pratos de forno.

A textura é  macia, levemente cremosa, embora firme. O aroma dos morangos faz comer boa parte dela ainda quente, mal sai do forno.

Não é uma sobremesa excessiva. Não existem sentimentos de culpa! Por momentos pensamos que estamos a comer uma panqueca com fruta.

Não me serviu de sobremesa, já que raramente me apetece um doce. Foi antes parte de um pequeno almoço. Daqueles que nos preparam para todas as contrariedades que podem surgir e que têm de ser anuladas.

Flaugnard de morangos

250 g de morangos
80 g de açúcar
100 g de farinha
3 ovos
200 ml de leite
100 ml de natas
q.b. sal
q.b. açúcar em pó
manteiga e farinha para untar os pratos.


Lavei e cortei 2/3 dos morangos e reservei. Pré-aqueci o forno a 180º C.
Numa taça, bati os ovos com o açúcar até ficar uma mistura cremosa.
Aos poucos adicionei a farinha previamente peneirada e uma pitada de sal.
Juntei o leite e as natas, mexi bem até que ficou um creme liquido e homogéneo.
Untei os pratos com manteiga e farinha.
Dispus os morangos, bem espalhados.
Cobri levemente com a mistura de leite para que os morangos não se juntassem demasiado.
Levei ao forno durante 30  minutos, até o topo estar dourado e com a consistência de flan. Na altura de servir, coloquei os restantes bmorangos frescos e polvilhei com açúcar em pó.